Minha História

"Nunca esquecerei da minha sobrinha mais velha, Aline, em 1989, então na primeira série, hoje ensino fundamental, entrando em casa e dizendo a palavra "ecologia".
Chegara da escola e instantâneamente pensei: a ensinaram na sala de aula.

Fiquei contente com o fato. Crianças tendo contato com esse assunto tão importante.

Naquela época a floresta amazônica já estava bem devastada, indústrias no mundo inteiro poluiam em demasia a nossa atmosfera, víamos na mídia sobre o "buraco" na camada de ozônio e muitos outros fatores contribuíam para a destruição de ecossistemas pelo planeta.

Então, em escolas públicas, nas disciplinas curriculares, eu vi uma "chama" de... conscientização.

Nada é mais poderoso que a verdade e, crianças estavam e estão crescendo, e amadurecendo com uma nova realidade. A verdade sobre o que o homem faz com a Terra.
Mas, pensemos de outra forma. Não seria interessante despertarmos o amor e o respeito pelos meios ambientes terrestres, em crianças, e também, ampliando, em jovens e adultos, que não apenas em ensinamentos didáticos? Penso que sim.

Por isto propus um hino, uma canção que é de louvor a algo importante a nós, fazendo parte das nossas vidas.

E temos esse hino aqui no Brasil. "O Sal da Terra" é uma obra tão genial que pode ficar para sempre em nossa Constituição, a ser tocada e cantada pelo país inteiro em todas as épocas que virão a nossa frente.

Beto Guedes e Ronaldo Bastos foram magníficos, construindo essa obra em louvor ao nosso chão e teto naturais, a percorrer o espaço vazio."

Por Argos Arruda Pinto
.

3 comentários:

  1. É Argos, a letra tem tudo a ver com o que precisamos pra Reconstruir nossa Terra, Construir um Mundo Melhor pra nós e pra todos os que vierem. Parabéns pela Iniciativa! E que cada um dê a sua gotinha pra que essa canção seja o Hino da Ecologia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Esta canção é tão magnifica que não deve ser considerada apenas no sentido mecânico da nossa ecologia, o lado que sustenta a idéia de que "está nas mãos do ser humano a natureza", que nós temos que "parar de poluir", etc. Eu concordo e acredito que isso seja um princípio e até um instinto básico do ser humano, pois realmente o homem nasce puro e inocente, sendo que se não se seguir tais princípios básicos, o ser vivente está condenado à destruição de sua própria espécie. Porém, salvo com armas nucleares, o ser humano nunca poderia encerrar em si o poder criador da Natureza. Esta canção fala a sabedoria de "banir do mundo a opressão", ela toda é um hino à "Ecologia do Homem"!. É o homem quem deve lutar contra a opressão de si mesmo! Lutar contra o antropocentrismo de nos vermos como "evento milagroso na terra", e juntarmo-nos numa canção de harmonia com o Macro, a Natureza e o Poder que a rege, e o Micro, nossos pensamentos, nossa alma"... Essa musica é uma Alerta ao homem. E não só uma alerta, é um Convite para "Comer e Beber" no deleite de um Paraíso que não se manifesta só na Natureza material, mas também na Natureza Espiritual do homem e da Terra inteira.

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente. Ano passado assisti uma palestra de Leonardo Boff e me veio instantaneamente esta música na cabeça. Desde então a tenho em minha mente e a uso como exemplo quando me comunico com as pessoas a respeito dos assuntos ligados a ecologia, sustentabilidade, responsabilidade sócio-ambiental, amor ao próximo. É um exemplo maravilhoso. Os artistas que a compuseram pareciam estar inspirados por Deus.

    ResponderExcluir